Jeepeiros de Goiás com novo site www.4x4goias.com

Esse forum foi criado, para aqueles e aquelas que curtem, praticam e admiram o estilo 4X4. Pratique Off Road, um estilo de vida.
 
PortalPortal  InícioInício  CalendárioCalendário  GaleriaGaleria  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-seConectar-se  
Matho 4wd é representante no Centro Oeste das marcas EATON, ENSIMEC, ENFER, MAXXIS, Guinchos ZHME, WARN, estamos trabalhando com uma linha completa em pecas para motores e acessórios p/ Off Road e Pick-up. Despachamos p/ todo o Brasil, faca seu orçamento. Matho 4WD Rua 16, Qd. 50, Lt. 12, Jd. Santo Antonio Goiânia – Goiás CEP: 74853-290 S16 43.765 W49 14.604 Loja: (62) 3932-0066 - 3932-0088 - 8193-0906 NEXTEL Loja - 957*25322 www.matho.com.br
Já estamos no ar com site www.matho.com.br para melhor atende-lo.
1º REDNECK MUDFEST PIRENOPOLIS - GO 29 e 30 de setembro

Compartilhe | 
 

 Cuidando bem do escapamento de seu off-road

Ir em baixo 
AutorMensagem
Marcelo Dias
Admin
avatar

Mensagens : 647
Data de inscrição : 09/10/2008
Idade : 45
Localização : Goiânia - Goiás

MensagemAssunto: Cuidando bem do escapamento de seu off-road   Abril 15th 2010, 15:54

Cuidando bem do escapamento de seu off-road


O escapamento é a peça do veículo responsável pela liberação dos gases de escape resultante do processo de combustão sofrida pela gasolina, diesel, álcool... Isto é o que normalmente todo mundo sabe, mas você sabia que a forma como o escapamento é montado ou modificado exerce influência direta no desempenho do veículo e também na vida útil de algumas peças como freios, direção, motor, suspensão? Sabia também que as fábricas configuram o escapamento atendendo às normas de combate à poluição sonora e ambiental, de maneira que se tenha uma durabilidade aceitável com custo baixo?
Então tome alguns cuidados se você pretende modificar o escapamento do seu veículo. Primeiramente defina qual será sua utilização: trilhas leves e passeios, expedições, trilhas pesadas, competições de velocidade, etc.

Fixação
Os tubos e abafadores devem ser bem fixados ao chassis ou carroceria, mas sempre de maneira a permitir seu movimento absorvendo a vibração. Nunca solde totalmente os tubos do início ao fim do conjunto. Procure mantê-los o mais alto possível, evitando curvas acentuadas. A utilização de emendas flexíveis é aconselhável para quem gosta de trilhas mais radicais, pois evita-se assim a possibilidade de dano ao coletor e o silencioso vai durar muito mais tempo lá em baixo. Evite o aproveitamento de tubos já dobrados e com início de ferrugem. Lembre-se, escapamento solto ou quebrado interfere no desempenho do veículo.


Injeção Eletrônica
De maneira geral o sistema de escapamento em veículos off-road tende a ser simples, principalmente nos veículos a diesel. Mas nos veículos a gasolina mais modernos, a presença da injeção eletrônica e do catalisador obrigam maiores cuidados e uma complexidade maior do sistema;

Catalisador
Grande parte das pessoas retiram o calalisador que além de provocar obstrução aos gases de escape, reduz a potência, prendendo mais o veículo (no Brasil não existe o controle da emissão de poluentes em veículos off-road). É também volumoso e pesado. Sua mudança de posição também deve ser bem estudada. Para funcionar corretamente, ele deve trabalhar numa temperatura acima de 500 graus celsius; por isso fica próximo ao coletor. Lembre-se que o aumento de ruído e oscilações mais constantes (principalmente na marcha lenta) podem ocorrer. Nunca se esqueça de proteger a sonda lâmbda que tem um conector frágil e é pouco resistente a pancadas.

Água
A elevação da saída dos gases de escape, assim como a perfeita vedação do conjunto, evita problemas ao passar por locais com muita água. Deve-se observar um local mais adequado e lembre-se que o nível de ruidos deve aumentar pois a saída fica mais próxima de nossos ouvidos. O refluxo de gases em baixas velocidades (principalmente nos veículos a diesel) tende a aumentar também.

Dimensionamento
São normalmente usados em veículos de provas de velocidade onde o desempenho fala mais alto e a busca por alguns hps pode fazer a diferença. São mais populares nos EUA, onde se tem algumas opções disponíveis para os vários tipos de veículos em forma de Kits. No Brasil é possível adquirir por encomenda ou em loja especializadas.

Motores alterados
Alguns tipos de alterações no motor obrigam alteração também no sistema de escapamento. O importante é manter um sistema limpo, bem fixado, corretamente dimensionado para um bom rendimento do motor.

Ponteiras ou acessórios
Evite os que estrangulem demais a saída dos gases. Isto pode causar aquecimento do motor.

Incêndio
As mangueiras de combustível, tanque, conduites de freio, cabos de bateria e de freio devem passar o mais longe possível do escapamento. Se não é possível evitar, pelo menos proteja os tubos com material isolante próprio.

_________________
Marcelo Dias
Cel. (62) 9178-7448
NEXTEL: 957*25323 - 627815-7061
Matho 4WD
Rua 16, Qd. 50, Lt. 12, Jd. Santo Antonio
Goiânia – Goiás CEP: 74853-290
S16 43.765 W49 14.604
Loja: (62) 3932-0066 - 3932-0088 - 8193-0906
NEXTEL Loja - 957*25322

[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

Rednecks are better than you fuckers
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
Voltar ao Topo Ir em baixo
http://www.4x4goias.com
 
Cuidando bem do escapamento de seu off-road
Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» LISBOA - ALGARVE OFF ROAD 2010
» ROAD BOOKS DE PORTUGAL
» BARULHO PARTE TRASEIRA (ESCAPAMENTO OU PORTA-MALAS?)
» Ponteira do escapamento. Quem trocou?
» Vídeos da CB500X em off-road

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Jeepeiros de Goiás com novo site www.4x4goias.com :: Dicas Off Road-
Ir para: