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 Glossário fora da Estrada

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Marcelo Dias
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Idade : 45
Localização : Goiânia - Goiás

MensagemAssunto: Glossário fora da Estrada   Junho 30th 2010, 13:43

Glossário fora da Estrada
2WD:
Ou Two Wheel Drive, significa que o veículo tem tração em apenas duas
rodas. Esta configuração equipa a grande maioria dos veículos, quando
o sistema de tração é instalado no eixo traseiro ou dianteiro.


4WD:
Ou Four Wheel Drive, significa que o veículo tem tração nas quatro
rodas. Esta configuração equipa todos os veículos 4x4, utilitários
ou SUVs. Em alguns modelos se pode engatar a tração 4x4 a partir da roda
livre e alavanca, ou através de comando elétrico no painel. A maioria
tem tração permanente na traseira e opcional na dianteira, exceção
para o Honda CVR que traciona normalmente na dianteira e aciona o eixo
traseiro quando necessita de mais tração.


4X4
HI
: Engatar a Tração 4x4 HI (High =
Alta), significa colocar acionar a tração nas quatro rodas para
trânsito em alta velocidade. Com esta configuração é possível rodar em
velocidades normais em estradas de terra e com baixo atrito. Veículos
equipados com diferencial central podem trafegar em 4x4HI em qualquer
tipo de terreno.


4x4 L:
Engatar a Tração 4x4 L (Low = Baixa/Reduzida), significa acionar o
sistema de redução da caixa de transferência para condução em baixas
velocidades. Esta configuração é necessária para transpor a maioria dos
obstáculos encontrados em situações fora de estrada.

6x6, 8x8:
Configuração encontrada em caminhões militares e para serviços muito
especiais. Os 6x6 tracionam com as seis rodas, e em certos casos podem
tracionar somente em 6x4, quando somente as rodas traseiras oferecem
tração. Já os veículos 8x8 são utilizados para transporte de artefatos
militares como mísseis e cargas extremamente pesadas. Em alguns modelos
essa configuração possibilita a direção nos dois eixos dianteiros.


ABS - Anti
Blocking System:
Sistema de freio anti-bloqueio, que impede o
travamento das rodas. Ao se pisar no pedal de freio, o sensor
eletrônico aciona o sistema de freio de maneira pulsada, impedindo o
travamento das rodas e possibilitando melhores condições de controle da
direção. Alguns modernos SUVs já utilizam o ABS para controlar a
tração, veja o ETC e ETS.

Active
Trac:
Sistema de tração 4x4 desenvolvido pela Mitsubishi, e
que equipa os modelos Pajero. O equipamento permite o acionamento de 4x2
para 4x4 em velocidades de até 80 Km/h. Possui diferencial central
que possibilita o deslocamento em qualquer tipo de terreno, seja liso ou
com aderência plena (asfalto). Pode ainda ter o diferencial central
bloqueado, para melhor distribuição de torque entre os dois
diferenciais.

Altura Máxima: É
a máxima altura do solo que o veículo possui. A medida pode ser feita
a partir da parte mais baixa do veículo como o diferencial. A média
entre os utilitários e SUVs é de 22cm. O Hummer H1 por exemplo tem mais
40cm de altura máxima do solo.

Ancoragem: técnica usada para
criar um ponto de apoio para colocação de cabos de aço, cordas ou
cintas, para dar suporte em operações de resgate. A ancoragem pode ser
feita em árvores, rochas ou outros veículos.

Ângulo de Ataque:
É o ângulo que determina a aptidão do veículo para abordar um degrau
mais proeminente, sem bater componentes da suspensão ou pára-choque.
Um bom veículo fora de estrada tem ângulo de ataque de no mínimo 30
graus.

Ângulo de saída:
É o ângulo que determina a aptidão do veículo para sair de um
obstáculo sem que o chassi ou pára-choque traseiro, encoste no
terreno. A instalação de engates de reboque normalmente piora o ângulo
de saída. Um bom veículo fora de estrada tem ângulo de saída de no
mínimo 30 graus.

Blocante de
Diferencial:
componente mecânico opcional que pode ser
instalado no diferencial traseiro, o que é mais comum, no dianteiro,
ou em ambos. A função é anular o efeito do diferencial, possibilitando
que a transmissão envie torque igual para as duas rodas, o que
facilita a abordagem de obstáculos mais radicais. Deve ser usado somente
nessas situações, e sempre desligado quando se voltar a transitar
normalmente em piso com atrito.

Caixa de
Transferência:
Situa-se ao lado da caixa de marchas e
possibilita a transmissão de torque para o eixo dianteiro e traseiro
além de proporcionar a redução da marchas.

Calço
Hidráulico:
Acontece quando o motor aspira água pela entrada
de ar ou pelo escape. Na tentativa de comprimir a água nos cilindros,
danifica peças vitais como bielas, comando de válvula e até mesmo o
bloco do motor. Para evitar esse desastre é fundamental a instalação de
um snorkel, ou tomada de ar elevada. Pode acontecer com qualquer
veículo, 4x2, 4x4, carro de passeio, caminhão, etc.

Cinta:
Normalmente de nylon, a cinta é um acessório útil em operações de
ancoragem do veículo, pois permite a fixação do cabo de aço em uma
árvore sem comprometer o tronco. Muitos desavisados prendem o cabo de
aço direto na árvore, o que pode danificá-la ou até mesmo matá-la. A
cinta também é muito útil para prender um cabo de aço em um veículo
sem pontos de ancoragem.

Command
Trac:
É outro sistema de tração 4x4 que a Chrysler
desenvolveu para sua linha Jeep. Este modelo é o part-time 4WD, que
significa que seu proprietário só deve utilizá-lo para tração 4x4,
quando estiver trafegando em terrenos difíceis e que ofereçam
deslizamento em curvas. A caixa também permite o acionamento para 4x4
em pleno deslocamento.

Control
Trac:
Tipo de tração integral 4x4 utilizado nos modelos da
Ford, como o Explorer. É composto de circuitos eletrônicos que
detectam deslizamento nos diferenciais, e equilibra o torque para a
melhor situação de tração. É equipado com marchas reduzidas, quando
tem seu diferencial central bloqueado. Pode ser utilizado em 4x2.

Diferencial
Central:
Componente que fica instalado na caixa de
transferência e compensa, nas curvas, as diferenças de percurso do eixo
dianteiro e traseiro. Pode ser bloqueado para travessia de obstáculos
em trechos fora de estrada. Equipa todos os utilitários e SUVs com
tração integral, como a linha Land Rover e Mitsubishi Pajero
respectivamente.

Diferencial:
componente mecânico presente em todos os veículos, fica instalado no
eixo de tração e tem a função de compensar as distâncias percorridas
entre as rodas em uma curva. Os veículos 4x4 possuem dois diferenciais,
um no eixo traseiro e outro no dianteiro.

Eixo
Flutuante:
Sistema de eixo que tem um sistema de rolamentos
que sustenta o peso do veículo. Caso a ponta de eixo se quebre, o
sistema mantém a roda no lugar, e é possível rodar com o veículo
utilizando a tração dianteira.

Eixo
Semi-Flutuante:
Neste caso a ponta de eixo está conectada
diretamente na roda. Se a ponta de eixo quebrar, vai soltar a roda que
cairá, deixando o veículo paralisado até a troca da ponte de eixo.

EAS -
Eletronic Air Suspension:
Sistema de suspensão eletrônica a
ar, desenvolvido pela Land Rover e que equipa os modelos Range Rovers.
Uma central eletrônica controla a pressão de ar proveniente de um
compressor e reservatórios, regulando a altura do veículo de acordo com o
terreno a ser enfrentado.

ETC -
Electronic Traction Control:
Este controle de tração foi
desenvolvido pela Land Rover para equipar os Range Rovers sendo agora
usado também da Discovery. O monitoramento eletrônico detecta se alguma
das rodas traseiras começa a patinar, acionando então o freio ABS da
roda que patina e enganando o diferencial, que envia torque à outra
roda que tem condições de tracionar o veículo. É um recurso semelhante
ao Selec Traction da Gurgel só que mais "fashion" e moderno.

ETS -
Electronic Traction System:
Similar ao modelo da Land Rover,
foi desenhado pela Mercedes para equipar os modelos da série M. A
diferença é que o ETS equipa as quatro rodas e não somente as traseiras
como nos Range Rovers.

Facão:
nome popular para erosão ou valeta mais profunda. O facão pode se
formar por ação natural ou ser provocado pelo trânsito de veículos,
que cavam inicialmente a canaleta com os pneus, deixando o local
propício para formação de erosões pelo efeito da chuva. Os pneus
conhecidos como "frontiera" são os campeões desse tipo de agressão ao
ambiente, e são conhecidos como anti-ecológicos pelos estragos que
causam.

Força (F) -
Unidade Newtons (N):
É a multiplicação de massa (peso...)
por aceleração. No motor temos Força no pistão devido a aceleração
gerada na expansão da combustão da mistura ar + combustível.

Full-time
4WD - Tração 4x4 integral:
Recurso disponível em veículos
equipados com diferencial central, que permite a utilização da tração
4x4 até em rodovias. Modelos como o Mitsubishi Pajero e os Jeeps
Cherokee possuem este recurso e podem ainda rodar em 4x2, já os Land
Rovers e o Niva por exemplo, transitam com tração nas quatro rodas
permanentemente.

Freio-motor:
recurso que usa o motor e marchas reduzidas para frear o deslocamento
do veículo. Usado em descidas íngremes nos deslocamentos por trilhas e
no dia a dia nas rodovias em descidas de serras, (você já leu em
placas de trânsito: "Use freio-motor").

Guincho:
Equipamento fundamental para incursões radicais. As versões
disponíveis no mercado são três: mecânico, hidráulico e elétrico. Este
último é o mais popular, já que pode ser instalado na dianteira ou
traseira de qualquer veículo, e depende da bateria para funcionar.

Hi-Lit: Macaco
ideal para uso em trilhas. Pode levantar um veículo até 1,6 metros,
facilitando operações de resgate e manutenção, além de poder ser usado
como guincho.

Inclinação
Lateral:
É a aptidão do veículo para abordar um trecho
inclinado sem tombar. Na verdade os utilitários e SUVs 4x4 não são os
mais capacitados para essa manobra, pois são mais altos que os carros
de passeio. Esta característica varia muito entre os modelos de 4x4 e
é sempre recomendável que o condutor conheça este limite.

Insta Trac:
é o nome do sistema usado pela Chevrolet em alguns modelos fabricados
no Estados Unidos. Equipa pick-ups como as Blazers, e é um sistema
Part Time 4x4, o que significa que não deve ser utilizado em asfalto
ou outro piso de aderência plena. Permite a mudança de 4x2 para 4x4
em pleno movimento, e conta com marchas reduzidas.

Part-Time
4WD:
A caixa de câmbio não possui diferencial central, e para
estes veículos a tração 4x4 deve ser usada somente em situações fora
de estrada, evitando o asfalto e estradas de terra muito boas, em
altas velocidades. Alguns veículos com este sistema são os Toyota
Bandeirante, Nissan Pathfinder, Jeep CJ, JPX, Suzuki Samurai, pick-up
Frontier Nissan, pick-up L-200 Mitsubishi, Troller.

Patesca:
Componente indispensável para quem vai a uma trilha. É uma roldana ou
polia que usada em conjunto com o guincho ou mesmo entre dois
veículos, permite que a força empregada no resgate seja duplicada.
Também é muito útil para redirecionar o cabo de aço em resgates mais
complicados no meio da trilha.

Peito de
Aço:
Acessório que proteje em trilhas radicais, as partes
dianteiras como barramento de direção e diferencial. Pneus All Terrain
ou AT: Projetados para enfrentar terrenos diversos, como asfalto,
terra, areia, neve e lama, com razoável desempenho em cada um deles.
Normalmente os utilitários e SUVs saem de fábrica com pneus AT.

Pneus Mud
Terrain ou MT:
Projetados para terrenos lamacentos, com
grande distância entre os gomos de borracha. Não são os mais adequados
para trânsito em rodovias e altas velocidades, já que a área de
contato com o pavimento é menor.

Pneus Mud
Terrain + Snow ou MS:
Projetados para uso rodoviário com
aptidão para terrenos lamacentos de média dificuldade e trechos com
neve.

Positraction:
Ou Tração Positiva, é um diferencial que desvia, ou bloqueia, parte
do torque da roda que está girando em falso para a outra que tenha
alguma tração. Normalmente o índice de bloqueio é de 70%. Algumas
pick-ups da Chevrolet como as D-20 e as primeiras S10, vinham
equipadas com este sistema. Já a Ford equipa toda a sua linha de
pick-ups 4x2 como a F-250 e as Ranger. A Toyota Hilux e o JPX Montez
também contam com este recurso.

Potência
(P) - Unidade Watt (W):
É a Força dividida por tempo. Do
trabalho dividido pelo tempo temos a Potência. Potência mede a
velocidade de realizar trabalho. Assim a potência vai definir a rapidez
que se vence um obstáculo ou se atinge uma determinada velocidade.

Prancha de
desatolagem:
Acessório útil para montagem de pontes e criação
de terreno firme para passagem dos pneus em atoleiros e areiões.
Normalmente feito de aço ou alumínio.

Profundidade
Máxima de Travessia:
É a aptidão do veículo em atravessar um
trecho alagado, sem que suas partes vitais sofram qualquer
infiltração de água ou lama. Nestes casos o mais importante é manter a
entrada de ar do motor, livre de qualquer contato com a água ou lama,
pois se o motor aspirar água pode sofrer o calço hidráulico e deixar
você a pé.

Quadra
Trac:
Equipa a linha Cherokee e é um sistema de tração
integral 4x4. Seu sistema de acoplamento viscoso controla o torque
para cada um dos diferenciais, e permite o tráfego em marchas
reduzidas.

Rampa
Máxima:
É a rampa mais inclinada que um 4x4 pode subir sem que o
motor engasgue ou sem que tombe de volta para trás. A inclinação
varia entre os modelos podendo ir de 30 a 45 graus.

Real Time:
Nome do sistema de tração 4x4 da Honda, que equipa os modelos CR-V.
O equipamento detecta automaticamente a necessidade de tração total e
engata a tração traseira para auxiliar o eixo dianteiro a movimentar o
veículo.

Roda Livre:
É o componente que libera as rodas dianteiras do contato com a
transmissão. Com isso ganha-se na economia de combustível e menos
desgaste das partes dianteiras, que não são utilizadas em tráfego
normal em ruas e estradas com boas condições de trânsito. Existem
modelos manuais e automáticos.

Select
Traction:
Sistema simples de bloqueio, utilizado nos
utilitários 4x2 da Gurgel. Baseia-se na utilização dos freios de
estacionamento traseiros, que são normalmente acionados por um cabo de
aço. O sistema é composto de três alavancas, a principal que freia as
duas rodas simultaneamente, e mais duas pequenas, que freiam uma roda
de cada vez. Se uma roda fica girando no ar, ou patinando, o condutor
puxa o freio desta roda, fazendo ás vezes de um blocante, e o
diferencial envia todo o torque para a roda que está em condições de
tração.

Shifting On
The Fly:
Recurso que equipa grande parte dos SUV atuais,
possibilita que se engate a tração 4x4 em velocidades que chegam em
alguns modelos, a 130 Km/h. Não confundir com o engate da reduzida
(low range), que deve se feita sempre com o veículo parado.

Snorkel:
Ou tomada de ar elevada, consiste de um tubo que estende a tomada de ar
do filtro do motor em posição a mais elevada possível, protegendo-o
da entrada de água em travessias mais radicais de rios e áreas
alagadas. Para os motores a gasolina ou alcool é necessário ainda um
bom isolamento da parte elétrica da ignição, coisa que o diesel
dispensa.

Suspensão
Independente:
Sistema que possibilita que cada roda tenha seu
curso de suspensão independente da outra roda. É a configuração para
trânsito em estradas e rodovias em altas velocidades, mas nem sempre é
a ideal para o fora de estrada puro já que a altura máxima do solo não
é constante.

SUV:
Denominação para Veículo Utilitário Esportivo, ou em inglês "Sport
Utility Vehicle"

Tomada de
Força:
Localiza-se na caixa de transferência de alguns
utilitários. É usada para se instalar equipamentos mecânicos diversos
como geradores de energia, bombas hidráulicas e o guincho mecânico.
Nos Jeeps, Land Rovers e Unimogs antigos a tomada de força era muito
usada para se instalar bombas d'água, perfuratrizes, escavadeiras,
semeadeiras e outros implementos para uso agrícola ou de serviços em
obras.

Trabalho
(W)
- Unidade Joule (J): É a Força
multiplicada por distância. Do torque na roda dividido pelo raio do pneu
temos a Força no pneu. Esta força multiplicada pelo distancia
percorrida resulta o trabalho.

Torque
(T)
- Unidade Newton metro (N.m): É a
Força multiplicada pelo raio de giro. É similar a Força; só que a
Força é linear e o Torque é circular (rotação). No motor a Força do
pistão é transformada em torque pelo conjunto Biela e Virabrequim (ou
eixo de manivela). Assim do Virabrequim até a Roda temos Torque. Então
é o torque que vai definir a capacidade de vencer um obstáculo ou
atingir uma determinada velocidade.

Trac-Lock:
Tipo de diferencial que distribui automaticamente o torque entre as
rodas traseiras, de modo a garantir a melhor condição de aderência em
superfícies de baixo atrito, como lama, areia, etc. Sistema utilizado
pela Troller e pela Chrysler nos veículos Jeep.
Transposição
Central:
É a aptidão do veículo de transpor um obstáculo,
como uma lombada sem que as partes inferiores se choquem com ele. Um
veículo com distância entre-eixos pequena, como um Samurai ou um Niva
tem mais facilidade para enfrentar esse tipo de obstáculo.

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