Cuidando bem do escapamento de seu off-road
O escapamento é a peça do veículo responsável pela liberação dos gases de escape resultante do processo de combustão sofrida pela gasolina, diesel, álcool... Isto é o que normalmente todo mundo sabe, mas você sabia que a forma como o escapamento é montado ou modificado exerce influência direta no desempenho do veículo e também na vida útil de algumas peças como freios, direção, motor, suspensão? Sabia também que as fábricas configuram o escapamento atendendo às normas de combate à poluição sonora e ambiental, de maneira que se tenha uma durabilidade aceitável com custo baixo?
Então tome alguns cuidados se você pretende modificar o escapamento do seu veículo. Primeiramente defina qual será sua utilização: trilhas leves e passeios, expedições, trilhas pesadas, competições de velocidade, etc.
Fixação
Os tubos e abafadores devem ser bem fixados ao chassis ou carroceria, mas sempre de maneira a permitir seu movimento absorvendo a vibração. Nunca solde totalmente os tubos do início ao fim do conjunto. Procure mantê-los o mais alto possível, evitando curvas acentuadas. A utilização de emendas flexíveis é aconselhável para quem gosta de trilhas mais radicais, pois evita-se assim a possibilidade de dano ao coletor e o silencioso vai durar muito mais tempo lá em baixo. Evite o aproveitamento de tubos já dobrados e com início de ferrugem. Lembre-se, escapamento solto ou quebrado interfere no desempenho do veículo.
Injeção Eletrônica
De maneira geral o sistema de escapamento em veículos off-road tende a ser simples, principalmente nos veículos a diesel. Mas nos veículos a gasolina mais modernos, a presença da injeção eletrônica e do catalisador obrigam maiores cuidados e uma complexidade maior do sistema;
Catalisador
Grande parte das pessoas retiram o calalisador que além de provocar obstrução aos gases de escape, reduz a potência, prendendo mais o veículo (no Brasil não existe o controle da emissão de poluentes em veículos off-road). É também volumoso e pesado. Sua mudança de posição também deve ser bem estudada. Para funcionar corretamente, ele deve trabalhar numa temperatura acima de 500 graus celsius; por isso fica próximo ao coletor. Lembre-se que o aumento de ruído e oscilações mais constantes (principalmente na marcha lenta) podem ocorrer. Nunca se esqueça de proteger a sonda lâmbda que tem um conector frágil e é pouco resistente a pancadas.
Água
A elevação da saída dos gases de escape, assim como a perfeita vedação do conjunto, evita problemas ao passar por locais com muita água. Deve-se observar um local mais adequado e lembre-se que o nível de ruidos deve aumentar pois a saída fica mais próxima de nossos ouvidos. O refluxo de gases em baixas velocidades (principalmente nos veículos a diesel) tende a aumentar também.
Dimensionamento
São normalmente usados em veículos de provas de velocidade onde o desempenho fala mais alto e a busca por alguns hps pode fazer a diferença. São mais populares nos EUA, onde se tem algumas opções disponíveis para os vários tipos de veículos em forma de Kits. No Brasil é possível adquirir por encomenda ou em loja especializadas.
Motores alterados
Alguns tipos de alterações no motor obrigam alteração também no sistema de escapamento. O importante é manter um sistema limpo, bem fixado, corretamente dimensionado para um bom rendimento do motor.
Ponteiras ou acessórios
Evite os que estrangulem demais a saída dos gases. Isto pode causar aquecimento do motor.
Incêndio
As mangueiras de combustível, tanque, conduites de freio, cabos de bateria e de freio devem passar o mais longe possível do escapamento. Se não é possível evitar, pelo menos proteja os tubos com material isolante próprio.