Jeepeiros de Goiás
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jeepeiros de Goiás

Esse forum foi criado, para aqueles e aquelas que curtem, praticam e admiram o estilo 4X4. Pratique Off Road, um estilo de vida.
 
PortalPortal  InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Matho 4wd é representante no Centro Oeste das marcas EATON, ENSIMEC, ENFER, MAXXIS, Guinchos ZHME, WARN, estamos trabalhando com uma linha completa em pecas para motores e acessórios p/ Off Road e Pick-up. Despachamos p/ todo o Brasil, faca seu orçamento. Matho 4WD Rua 16, Qd. 50, Lt. 12, Jd. Santo Antonio Goiânia – Goiás CEP: 74853-290 S16 43.765 W49 14.604 Loja: (62) 3932-0066 - 3932-0088 - 8193-0906 NEXTEL Loja - 957*25322 www.matho.com.br
Já estamos no ar com site www.matho.com.br para melhor atende-lo.
1º REDNECK MUDFEST PIRENOPOLIS - GO 29 e 30 de setembro

 

 Rally de Regularidade e Raid de Regularidade

Ir para baixo 
AutorMensagem
Marcelo Dias
Admin
Marcelo Dias


Mensagens : 647
Data de inscrição : 09/10/2008
Idade : 51
Localização : Goiânia - Goiás

Rally de Regularidade e Raid de Regularidade Empty
MensagemAssunto: Rally de Regularidade e Raid de Regularidade   Rally de Regularidade e Raid de Regularidade Icon_minitimenovembro 11th 2008, 08:41

Rally de Regularidade e o Raid de Regularidade

Dicas

A seguir você vai encontrar informações sobre o que é um rally de regularidade.

Um RAID de regularidade é um RALLY DE REGULARIDADE, só que é uma prova exclusiva para veículos 4x4, ou seja, com algumas travessias onde será necessário o uso da tração nas quatro rodas. Por esta razão, neste tipo de prova há uma estrutura de apoio para resgate dos veículos que não conseguirem ultrapassar algum obstáculo.



No mais, tudo segue como no rally de regularidade convencional.




O rally de regularidade:
(extraído do site [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

"São provas automobilísticas, nas quais não se exige um veículo especial. Isso mesmo! Você pode participar de um Rally com seu próprio veículo seja ele qual for, sem necessidade de nenhuma alteração do mesmo, o que torna o esporte bastante acessível. Podemos afirmar sem dúvida nenhuma que o rally é o esporte a motor mais amigo de seu bolso.

O objetivo deste tipo de rally é percorrer um determinado trajeto desconhecido tentando se manter fiel a velocidade média estipulada pela planilha. Diferente da maioria das competições automobilísticas (onde vence quem chega primeiro), a avaliação da performance dos competidores é medida através dos PCs (postos de cronometragem), que ficam localizados em pontos do percurso e que são desconhecidos dos competidores. A diferença do tempo ideal e o tempo real da passagem de uma equipe por um PC geram o número de pontos perdidos em uma prova. Vence quem perder menos pontos ao longo do caminho. Por exemplo: se você passa 10 segundos atrasado do seu tempo ideal em um PC, perde 100 pontos. É dado um ponto para cada décimo de segundo. Caso você passe adiantado, a penalização é em dobro, ou seja, perde 200 pontos."

Planilha

A planilha ou livro de bordo é um tipo de mapa codificado do caminho a ser trilhado. Ele conta com todas as informações sobre as distâncias, tempos e médias de velocidade que devem ser seguidos ao longo de toda a prova. É através da planilha que o navegador irá orientar o piloto. No rally a planilha é dividida em vários trechos que podem ser dos seguintes tipos:

Trechos de regularidade: são os trechos nos quais os competidores devem manter uma média horária pré-determinada, expressa em km/h. As médias são compatíveis com o tipo de estrada e o piso no qual está se desenvolvendo aquele trecho.

Trechos de deslocamento: são trechos usados para travessias de cidades e deslocamentos em estradas principais, que devido as suas características, não permitem que os competidores mantenham uma média de velocidade. Desta maneira é especificado um tempo máximo para se cumprir o trecho, assim os competidores poderão andar nestes trechos com segurança.

Neutralizados: são tempos dados pela organização aos competidores com a finalidade de abastecimento, alimentação, tirar fotos ou simplesmente para descanso durante a prova.

Navegação básica

A forma mais simples e barata de participar de um rally de regularidade é com o seu veículo original, sem nenhuma adaptação, e utilizando-se do hodômetro original do painel. Na maioria dos carros produzidos atualmente esse hodômetro vem com a função parcial (trip) que você pode zerar a hora que quiser. Recomendamos que os participantes tenham esse tipo de hodômetro em seus carros.

Os equipamentos básicos para se navegar em um rally de regularidade, além do hodômetro, são uma calculadora de quatro funções (quanto maior o display, melhor), um cronômetro, prancheta e muitas canetas.

O primeiro passo num rally começa antes da largada. É preciso fazer a aferição do seu hodômetro com o padrão de aferição utilizado pela organização. Isso porque nem todos os hodômetros são iguais, há variações entre eles que precisam ser anuladas. É necessário se manter um único padrão.

Esse padrão é divulgado antes da prova e também na planilha de navegação. Geralmente, utilizam-se duas placas de sinalização para isso (inicial e final).

Para deixar seu hodômetro com a mesma aferição do da organização, siga os passos abaixo.

Passos:

1- Zerar o seu hodômetro no início da aferição (placa inicial).

2- Percorrer todo o trajeto indicado pela organização sem fazer ultrapassagens ou “costurar o trânsito” e sempre pela pista da direita a uma velocidade normal para não ter que frear bruscamente o que poderia inserir uma imprecisão na aferição.

3- Anotar a distância obtida ao final da aferição (placa final).

4- Dividir o número obtido pelo seu hodômetro pela distância final da aferição (ex: hodômetro = 10,7 km / aferição = 10,540 resulta em 1,015180).
Pronto, agora você já tem um número para corrigir as distâncias da planilha.
Para que o seu hodômetro fique aferido durante toda a prova, basta você multiplicar todas as distâncias da planilha por este número.

Funcionamento da prova

O primeiro passo em uma prova é a largada. Ela é feita geralmente de um em um minuto, seguindo a ordem da numeração dos carros. Ou seja, se seu carro for o de número 42 e a prova começar ás 10:00 horas, você largará às 10 horas e 42 minutos.

Na largada, zere o hodômetro e dispare o cronômetro na hora em que o fiscal de largada der a bandeirada para você (10:42 hs em ponto). Daí você terá que seguir a planilha para saber aonde ir. Geralmente há um deslocamento antes de começar os trechos de regularidade. Lembre-se de que no deslocamento, não há pressa, pode ir tranqüilo até o primeiro trecho de regularidade. Ou seja, na planilha está escrito que você tem 30 minutos para percorrer 10 quilômetros de deslocamento. Como você largou às 10:42 hs, terá que iniciar seu trecho de regularidade às 11:12 hs. Quanto tempo você levou para chegar lá não importa. Por exemplo, se chegar em 20 minutos, terá que esperar dez minutos parado no acostamento.

Para fazer uma navegação básica, durante os trechos de regularidade, o navegador precisa calcular, no ponto que se encontra, o tempo ideal deste ponto e comparar com o tempo real do seu cronômetro que foi disparado no início do rally, vamos a um exemplo:

Média do primeiro trecho de acordo com a planilha = 36 km/h
Hodômetro no ponto em que você está = 2,5 km
Tempo no cronômetro = 0:04:25 (quatro minutos e vinte e cinco segundos depois da largada)

Formula: T = D / V

Onde T = tempo (horas) / D = distância (km) / V = Velocidade (km/h)

Aplicando a fórmula temos: T = 2,5 / 36 = 0,0694 horas centesimais.

Para obtermos a hora em minutos e segundos precisamos fazer um cálculo para transformar às 0,0694 horas centesimais em horas comuns (60 segundos = um minuto, para podermos comparar com o cronômetro).
O primeiro passo é multiplicar esse número por 60. Exemplo: 0,0694 x 60 = 4,164. Esse resultado indica que o valor é 4 minutos e 164 centésimos de segundos. Multiplicando-se a parte do número após a vírgula por 60, teremos os segundos (0,164 x 60 = 10), portanto o tempo ideal é 0h 4min 10seg.

Portanto neste ponto da prova a equipe está 15 segundos atrasados (0:04:25 – 0:04:10 = 0:00:25) em relação ao tempo ideal da prova. Se neste ponto houvesse um PC, esta equipe teria perdido 150 pontos.

Ou seja, com uma calculadora de quatro operações, você necessita fazer três contas simples (uma de dividir e duas de multiplicar) para saber se está adiantado ou atrasado na prova.

O desafio do navegador é de fazer esta operação acima descrita o maior número de vezes no menor espaço de tempo. Assim ele poderá orientar o piloto sobre a situação instantânea do carro e com isso o piloto poderá ou acelerar mais se estiver atrasado ou diminuir se estiver adiantado. Claro que uma boa calculadora programável facilita em muito este trabalho, pois além de fazer as contas o navegador ainda precisa indicar o caminho com precisão ao piloto, pois de nada adianta estar no tempo certo, porém no caminho errado.

Existem vários instrumentos de navegação que ajudam muito o trabalho do navegador, um deles é o hodômetro eletrônico que aumenta muito a precisão dos cálculos comparado com o hodômetro original do veículo. Os hodômetro atuais são digitais e medem de 1 em 1 metro, e ainda podem ser aferidos. Isto quer dizer que estarão sempre com o mesmo padrão da planilha que não necessita ser corrigida.

Ao longo dos últimos dez anos foram desenvolvidos computadores de navegação integrados com o veículo que fazem todos os cálculos para o navegador com uma precisão e velocidade impressionantes, permitindo que o navegador se concentre muito mais no roteiro e não nos cálculos. Quem preferir se utilizar desse tipo de equipamentos deverá obrigatoriamente se inscrever como graduado nas provas.

Apesar disso, cada vez mais os rallys se tornam emocionantes, pois os organizadores inserem outras dificuldades na prova, tais como um roteiro bastante difícil de ser cumprido, variações rápidas nas velocidades médias e laços de roteiro que dificultam o trabalho do navegador.

Se você curte aventura, fortes emoções, natureza, venha ser um competidor de rally. Não se arrisque em pegas e rachas. Além de extremamente perigoso, é contra a lei. No rally, você estará participando de uma competição oficial, atenta às normas do código de trânsito e a todos os itens para a segurança dos competidores e espectadores, além de proporcionar muitas amizades. Apesar de não ser uma prova de velocidade, o rally de regularidade é emocionante, quem participa pela primeira vez dificilmente abandona o esporte. É muito comum a participação de amigos, casais, pais e filhos. Saia da rotina e venha para o rally.

Glossário

Computador de navegação: equipamento eletrônico projetado para efetuar os cálculos de navegação e informar o tempo adiantado ou atrasado em relação ao tempo ideal

Código Tulipa: Representação gráfica do caminho a ser percorrido, é um pequeno desenho composto de linhas, uma seta e um ponto. O ponto é o lugar no qual você se encontra, a seta é a direção a ser seguida e as linhas representam as estradas.

Distância parcial: é a distância de uma referência a outra na planilha

Distância total ou acumulada: É a distância acumulada no hodômetro a partir da última vez que o mesmo foi zerado

Equipe: composta normalmente de 1 carro, 1 piloto, 1 navegador e algumas vezes até de apoio mecânico.

Hodômetro: aparelho mecânico ou eletrônico cuja principal função é de medir a distância percorrida.

Navegador: integrante de uma equipe de rally que é responsável pela navegação em uma prova, roteiro do caminho e cálculo de tempo.

PC (Posto de Controle): Local onde é controlado o tempo real de passagem de um competidor por um determinado ponto do roteiro. Uma equipe geralmente composta por duas pessoas anotam o tempo e o número do competidor quando ele passa. Atualmente, como no Rally Mercosul, para garantir a precisão, utilizam-se de sensores com fotocélula, que anulam possíveis erros cometidos pela equipe de cronometristas.

Piloto: integrante de uma equipe de rally que pilota o veículo. Geralmente é permitido nas provas de rally ao piloto e navegador se revezar nas funções

Planilha / livro de bordo: Espécie de mapa codificado com todas informações necessárias para se cumprir o roteiro da prova. Você encontra lá a velocidade média do trecho , a quilometragem e as referências. Ex. lá diz que no quilômetro 124 você terá que dobrar a direita na bifurcação. Daí, você olha o seu hodômetro e quando chegar nessa quilometragem vire a direita.

Referência: É a representação gráfica na planilha de um local físico, representado pelo código tulipa (tais como: bifurcação / encruzilhada / etc).

Zequinha: É o terceiro e quarto integrante de uma equipe de rally, as vezes suas funções são atribuídas pelos outros integrantes da equipe, ou apenas acompanham a prova.
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4x4goias.com
 
Rally de Regularidade e Raid de Regularidade
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» “Rally Ecogoiás” de Catalão
» Rally Eco Goias 2009
» Resultado do 9º Rally da Mulher
» 14ª edição do Rally do Cerrado
» Vendo Troller 3.0 Diesel Rally ano 2006 amarelo.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Jeepeiros de Goiás :: Dicas Off Road-
Ir para: