Jeepeiros de Goiás
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Jeepeiros de Goiás

Esse forum foi criado, para aqueles e aquelas que curtem, praticam e admiram o estilo 4X4. Pratique Off Road, um estilo de vida.
 
PortalPortal  InícioInício  GaleriaGaleria  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  EntrarEntrar  
Matho 4wd é representante no Centro Oeste das marcas EATON, ENSIMEC, ENFER, MAXXIS, Guinchos ZHME, WARN, estamos trabalhando com uma linha completa em pecas para motores e acessórios p/ Off Road e Pick-up. Despachamos p/ todo o Brasil, faca seu orçamento. Matho 4WD Rua 16, Qd. 50, Lt. 12, Jd. Santo Antonio Goiânia – Goiás CEP: 74853-290 S16 43.765 W49 14.604 Loja: (62) 3932-0066 - 3932-0088 - 8193-0906 NEXTEL Loja - 957*25322 www.matho.com.br
Já estamos no ar com site www.matho.com.br para melhor atende-lo.
1º REDNECK MUDFEST PIRENOPOLIS - GO 29 e 30 de setembro

 

 "Expedição Pantanal"

Ir para baixo 
AutorMensagem
Marcelo Dias
Admin
Marcelo Dias


Mensagens : 647
Data de inscrição : 09/10/2008
Idade : 51
Localização : Goiânia - Goiás

"Expedição Pantanal" Empty
MensagemAssunto: "Expedição Pantanal"   "Expedição Pantanal" Icon_minitimenovembro 19th 2008, 20:35

"Expedição Pantanal" Sem_ta10

Organizadores mostram como participar da "Expedição Pantanal"



Jipeiros eventualmente interessados em participar da décima edição da "Expedição Pantanal" - muitos dos quais vêm manifestando este interesse através de diferentes grupos de discussão que reúnem "off roaders" de todo o país na internet – podem, a partir de hoje, fazer melhor idéia do que é a empreitada, ao lerem um texto que os organizadores da viagem elaboraram para informar melhor a seu respeito.

A edição deste ano da Expedição deverá durar quatro dias, com largada na sexta-feira 5 de dezembro, na Pousada Flamingo, conforme o texto da organização, que se faz acompanhar por fotos tiradas em edições anteriores da aventura.

Eis o documento:

Apresentação

Finalmente chegou a época tão esperada pelos jipeiros, onde todos os 4X4 poderão participar da melhor trilha do ano: a 10ª Expedição Pantanal.

Como ano passado conseguimos cumprir a meta de chegar a Fazenda Santa Inês e voltar, resolvemos aumentar o desafio para este ano. O objetivo proposto é a Fazenda Moretti a Sul da comunidade de São Pedro de Joselândia, este ano vamos passar em uma reserva natural do SESC onde é inadimissível (podendo responder inclusive judicialmente) deixar lixo, ou destruir a fauna ou flora. É uma região extremamente preservada e de acesso difícil nesta época do ano.

Consciência Social

Como já fazemos há cinco anos, doaremos brinquedos para as crianças carentes do Pantanal.

Cada participante deve levar 20 brinquedos (10 carrinhos e 10 bonecas) que doaremos principalmente para a Escola de São Pedro de Joselândia, onde teremos cerca de 400 crianças nos esperando ansiosas e também para as crianças (que não tem acesso nem a escola) da Fazenda Camilote. Lembramos que são crianças muito carentes que foram avisadas de nossa passagem e não podemos decepcioná-las.

Histórico das Expedições anteriores

1999 – Expedição 1 X Pantanal 0

- 1ª Expedição - feita pela AMFE, foram montadas equipes de 3 veículos, neste ano ainda tínhamos a presença de várias motos, mas a expedição foi marcada pela grande quantidade de poeira (1º Pótanal);

2000 – Expedição 1 X Pantanal 1

- 2ª Expedição - foi novamente montado o esquema de equipe de 3 veículos, só que desta vez, o Pantanal nos venceu num trecho de 2 km onde acabamos ficando uma tarde, uma noite e meio dia inteiro (não conseguimos terminar e abortamos a expedição);

2001 – Expedição 1 X Pantanal 2

- 3ª Expedição - não foi montado esquema de equipes e talvez tenha sido uma das mais traumáticas (no bom sentido é claro) e a mais difícil de todas, tivemos pessoas que ficaram 1 semana e um Jeep que ficou 10 meses abandonado esperando o pantanal esvaziar. Por sorte alguns jipeiros contrataram um chalana para servir de dormitório que navegou pelo Rio Paraguai 10 horas e levou de volta quase todos os participantes que estavam exaustos por causa das picadas de mosquito, do sol escaldante e do esforço físico (caminhadas de 4 km). Uma música marcou essa Expedição: "De tanto levar... picada no Pantanal, meu corpo até parece arvore de natal...".

2002 – Expedição 2 X Pantanal 2

- 4ª Expedição - a mais light de todas; muita poeira e poucos obstáculos. Choveu no dia seguinte a prova, quem ficou aproveitou;

2003 – Expedição 3 X Pantanal 2

- 5ª Expedição - uma das melhores expedições; começou com um Rally e terminou com a Expedição; tivemos a travessia do Rio Cuiabá em uma balsa "robusta" e uma expedição com bastante água, mas com altura exata para passarmos com tranqüilidade motos e jeeps. A travessia de balsa começou as 06:30h e acabou as 15:30h. Neste ano começamos com a parte social, distribuindo brinquedos para as crianças de Barão de Melgaço;

2004 – Expedição 4 X Pantanal 2

- 6ª Expedição - uma expedição marcada pelo grau de dificuldade baixa, mas com a grande recepção das crianças de Joselândia. Talvez uma das mais emocionantes no sentido social;

2005 – Expedição 4 X Pantanal 3

- 7ª Expedição - uma expedição marcada pela grande recepção das crianças em Poconé; lotamos 2 caminhões, 1 com brinquedos e outro com crianças e demos uma volta em um bairro carente de Poconé, onde fizemos a entrega. Os mesmos caminhões que proporcionaram momentos felizes nos seguraram em um trecho de 100 metros; onde ficamos uma tarde, parte da noite e mais meio dia, com isto tivemos que abortar o final e voltarmos mais cedo para casa;

2006 – Expedição 4 X Pantanal 4

- 8ª Expedição - o número de crianças aumentou consideravelmente, mas a solidariedade dos participantes correspondeu as expectativas da garotada, tivemos cerca de 500 crianças que se divertiram com o Papai Noel Jipeiro (Tairone), e alguns participantes tinham também gorros de Papai Noel, foi uma festa.

- Este ano resolvemos começar a fazer a Expedição em 3 dias, o que ajudou em muito o desenrolar da Expedição, mas o nível de dificuldade também aumentou.

- O 1º dia fizemos com chuvas esparsas durante o dia, um atola aqui outro ali, mas o objetivo do dia foi cumprido com a última equipe chegando à Fazenda Baia dos Cavalos às 02:00h da manhã.

- O 2º dia o "bicho pegou", já na largada encontramos um corixo praticamente intransponível, mas com a ajuda de vários participantes, encontramos a melhor maneira de atravessá-lo em segurança, mas na verdade os problemas reais começaram no final da tarde com trechos com água de 50cm de profundidade durante quilômetros e chuva pesada, tivemos que improvisar um acampamento, mas dezenas de participantes dormiram literalmente dentro d'água.

- O 3º dia foi marcado pelo uso do Troller Monstro do Tairone, que voltava para resgatar os "sobreviventes" que ficaram para trás, ao meio-dia com todos já devidamente resgatados, resolvemos abortar a Expedição e voltar para casa, só que o acampamento base ainda estava cerca de 20 km de um local seguro. Conclusão, a última equipe chegou em Cuiabá as 23:30h, mas com aquele gostinho de "que pena que acabou"

2007 – Expedição 5 X Pantanal 4

- 9ª Expedição - o número de crianças novamente aumentou consideravelmente, mas a solidariedade dos participantes correspondeu as expectativas da garotada, tivemos cerca de 700 crianças que se divertiram com o Papai Noel Jipeiro, e vários participantes tinham também gorros de Papai Noel, foi uma festa.

- A Expedição sendo 3 dias, deu uma excelente folga permitindo a maioria cumprir o percurso com uma certa tranquilidade

- 1º Dia, a entrega dos presentes começou e terminou muito tarde e como estava um dia bem quente e com poeira, os participantes ficaram despreocupados com o tempo, parando inclusive para almoçar. Conclusão: O Pantanal não nos deu trégua e tivemos que dormir a cerca de 20 Km da Fazenda Santa Inês, alguns participantes ilhados;

- O 2º Dia foi o dia da reestruturação das equipes, ajuste dos veículos que estavam com problemas, preparação para rebocar os quebrados, várias equipes passaram pela Fazenda Santa Inês para fazer um café da tarde reforçado e continuaram para a Fazenda do Paulo Bonitão. A grande maioria chegou na Santa Inês para dormir.

- O 3º Dia apesar do pior já ter passado, foi o dia de tentar chegar no final da expedição com vários veículos sendo rebocados, alguns foram inclusive usados de peça de reposição para outros;

2008 – Expedição ??? X Pantanal ???

- 10ª Expedição, ???, quem ganha desta vez?

Como participar

Para participar da Expedição Pantanal deve-se ter obrigatoriamente um veículo 4X4 muito bem revisado, com pneus próprios para lama, espírito de equipe e consciência que estamos passando em uma reserva ecológica protegida pelo SESC. Não aconselhamos motos na Expedição Pantanal devido ao grau de dificuldade (águas profundas), falta de estrutura (locais para abastecimento) e perigos naturais (animais peçonhentos e selvagens)

Não aconselhamos participantes menores de 15 anos, pois não existe estrutura nenhuma de apoio e a dificuldade de acesso é extremamente alta.

Planejamento

Este ano a Expedição, devido ao alto nível de dificuldade, está prevista para 4 dias, largada na sexta-feira (05/12/2007) na Pousada Flamingo (16 20' 19'' S - 55 53' 34'' W);

05/12/2008-06:30h - Alvorada para o café da Manhã na Pousada Flamingo (16º 20' 19'' S - 55º 53' 34'' W);

05/12/2008-07:30h - Saída em direção a São Pedro de Joselândia (16º 34' 03'' S – 56º 12' 26'' W)

05/12/2008-10:00h - Chegada em São Pedro de Joselândia

05/12/2008-10:30h - Organização para entrega dos Presentes

05/12/2008-11:30h - Largada da 1ª Etapa da Expedição*

05/12/2008-18:00h - Horário aconselhável para parada (não continuar a noite pois não vale a pena)**

06/12/2008-06:00h – Horário aconselhável para os preparativos do café da manhã

06/12/2008-07:00h - Largada da 2ª Etapa da Expedição

06/12/2008-15:00h - Chegada prevista na Fazenda Moreti*** (16º 50' 00'' S – 56º 34' 29'' W)

07/12/2008-07:00h - Toque de Alvorada

07/12/2008-08:00h – Largada da 3ª Etapa da Expedição

07/12/2008-16:00h - Chegada prevista em São Pedro de Joselândia

07/12/2008-18:00h – Chegada prevista na Pousada Flamingo

08/12/2008-08:00h – Cada participante pode seguir seu destino e até a 11ª Expedição Pantanal – Edição 2009

*O planejamento a partir das 11:30h de 05/12/2007 pode ser alterado durante o trajeto baseado nas condições do terreno.

** Não andar a noite, não vale a pena. Encontre um local seco e arme seu acampamento, tomando cuidado com os animais e insetos da região;

*** Caso não chegue na Fazenda Moreti neste dia, não adianta insistir se reorganize para voltar

Itens necessários

Como é uma confraternização entre amigos, não existem equipes de apoio e para sua própria segurança, siga os seguintes conselhos:

- Sobrevivência do veículo:

- Monte uma equipe com 3 veículos onde pelo menos 1 possua:

- 1 Guincho

- 1 Hi-Lift

- 1 GPS (com pilhas de reserva)

- Corda ou cinta

- 1 Rádio PX ou PY (para os rádios PX a freqüência da expedição será a 21 AM)

- Enxada

- Facão

- Uma bússola simples de reserva

- É imprescindível que o seu veículo possua:

- Pneus próprios para lama

- Entrada de ar do motor mais alto possível

- Vedação com silicone da vareta de óleo

- Suspiro de diferenciais mais alto possível

- Combustível para 300 km (sendo 130 km em condições difíceis e 10Km em condições severas)

- Ferramentas

- Estepe

- Óleo de motor (para duas trocas completas)

- Óleo de cambio, diferencial e reduzida

- Recipiente para armazenamento de óleo usado

- Faça uma revisão dos seguintes itens:

- Rolamentos de roda

- Rolamentos de Diferencial e Câmbio

- Engraxamento geral

- Correia e rolamento do alternador

- Sua sobrevivência:

- Alimentação e água potável para pelo menos 5 dias

- Barraca

- Lanterna (com pilhas reserva)

- Repelente (bastante)

- Analgésicos

- Remédios para pequenos cortes, arranhões e picadas de insetos

- Bíblia Sagrada

Navegação

Este ano será novamente navegação somente por GPS, será impossível seguir o roteiro previsto sem o uso do GPS. Você que sempre quis experimentar a sensação de navegar por GPS não pode perder esta oportunidade.

Caso dê pane no GPS: como o trajeto não é em estradas convencionais você terá que prestar atenção para não se perder, pois existem inúmeras bifurcações (inúmeras mesmo); caso isso ocorra e você não tenha como usar o GPS, navegue sempre para o Sudoeste usando uma bússola quando estiver indo em direção a Fazenda Moreti e para Nordeste quando estiver voltando em direção a São Pedro de Joselândia

Dados técnicos para navegação

A trilha foi levantada usando-se como base 2 cartas topográficas: Carta de BARÃO DE MELGAÇO e PIXAIM, para quem quiser localizar-se espacialmente na região aconselhamos que adquiram estas cartas no IBGE.

Foi usado o Datum WGS 84 com coordenadas UTM/UPS (se não entender nada de GPS, não se preocupe com estes nomes que o GPS faz tudo sozinho para você)

Como ano passado tivemos problemas apenas marcando pontos no GPS e os participantes tinha que encontrar, este ano será disponibilizado a trilha completa para todos seguirem "em cima" da risca do levantamento

Os 3 postos de controle do SESC estão especificadas no Waypoints SESC-São João, SESC-Fazenda e SESC-Espírito Santo

- Você pode baixar a rota por GPS em www.amfe.com.br

Inscrição

- Não existe inscrição, pois é apenas um grupo de amigos se reunindo com um objetivo em comum, mas pedimos que cada participante leve no mínimo 20 brinquedos para doação (10 Carrinhos e 10 Bonecas), por se tratar de uma região de difícil acesso não temos logística fácil para levar estes brinquedos, e cada um precisa colaborar levando o seu.

Camisetas e Camisas

- Uma comissão ficou responsável pela confecção de camiseta e camisa de lembrança da Expedição que será vendida por R$ 25,00 e R$ 50,00 respectivamente, lembrando que o lucro será totalmente revertido em brinquedos

Observação: Deixamos claro que a única organização existente é a Social. Cada participante é responsável por ele, seu veículo e os membros de sua equipe, ficando ciente que entrou no Pantanal com seus próprios meios e terá que sair do mesmo jeito.

Boa Sorte a todos!!!

Mesmo que você não participe da Expedição doe brinquedos. As crianças pantaneiras agradecem!".
Ir para o topo Ir para baixo
http://www.4x4goias.com
 
"Expedição Pantanal"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Expedição Transamazônica confira o q vc tem q encarar....
» TERCEIRA EXPEDIÇÃO AO ACABA VIDA, organização JECA
» Expediçao Paraguai - Bonito - Jeep Clube Goiano
» Expedição para Barro Alto esse final de semana
» Segunda trilha "FABRICIO TAVARES" com um Tour em Anapolis no dia 12/12.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
Jeepeiros de Goiás :: Eventos. Divulgue aqui datas e eventos próximos relacionado a 4X4-
Ir para: